APRESENTAÇAO

O Núcleo de Antropologia e Imagem (NAI), foi criado na UERJ, em 1994, no âmbito da Oficina de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais do Departamento de Ciências Sociais, sendo um núcleo associado a pós-graduação PPCIS. Trata-se de um núcleo dedicado a pesquisar e difundir as novas linguagens no campo dos registros etnográficos, com ênfase na linguagem audiovisual. É coordenado por Patrícia Monte-Mór

Este trabalho vem se desenvolvendo, nos últimos anos, a partir de diversas frentes: organização e publicação da revista Cadernos de Antropologia e Imagem, organização de um acervo de documentários de interesse etnográfico; organização de seminários e encontros; realização de cursos de formação audiovisual, assessorias a projetos e cursos; produção de vídeos etnográficos, através do Laboratório de Edição NAI/PPCIS.


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SOBRE O ACERVO DE FILMES ETNOGRÁFICOS

Uma palavrinha sobre nosso acervo: O acervo de vídeos etnográficos do NAI vem se constituindo de 1995, hoje com mais de 900 títulos. Os filmes aqui depositados destinam-se exclusivamente a pesquisa e exibições acadêmicas, sem fins lucrativos e com o propósito de potencializar as discussões e ampliar o debate. Aceitamos, de bom grado, a doação dos realizadores, de cópias para nosso acervo. Trata-se de uma coleção singular, que suscita muito interesse do público interno e externo.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O NAI NA TELA!!

Enfim, chegou o Blog do NAI! Fazia tempo que queríamos inaugurar esse canal de comunicação do nosso núcleo, da UERJ, com os pesquisadores e diversos interessados no diálogo da antropologia com a imagem. Queremos apresentar nossos trabalhos, divulgando atividades, pesquisas, filmes produzidos - mas também servir de canal para discussões sobre temas de interesse no campo da antropologia visual. Aqui também estaremos disponibilizando nosso acervo de vídeos etnográficos, registrando as últimas aquisições do NAI e abrindo espaço para a publicação de resenhas de filmes que possam interessar as nossas pesquisas e estudos.

O NAI está aberto para apoiar projetos de alunos e professores da UERJ no diálogo da antropologia com a imagem. Nosso Laboratório de edição em parceria com o PPCIS, tem finalizado trabalhos dos alunos do Atelier de Cinema e Antropologia - vamos disponibilizá-los aqui no blog - de alunos da graduação e também da pós. Vamos contando, nos próximos posts, nossos projetos, produtos e idéias. Contamos com o interesse e o acompanhamento de todos que já tem participado do Núcleo e queremos contar com novos parceiros!