APRESENTAÇAO

O Núcleo de Antropologia e Imagem (NAI), foi criado na UERJ, em 1994, no âmbito da Oficina de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais do Departamento de Ciências Sociais, sendo um núcleo associado a pós-graduação PPCIS. Trata-se de um núcleo dedicado a pesquisar e difundir as novas linguagens no campo dos registros etnográficos, com ênfase na linguagem audiovisual. É coordenado por Patrícia Monte-Mór

Este trabalho vem se desenvolvendo, nos últimos anos, a partir de diversas frentes: organização e publicação da revista Cadernos de Antropologia e Imagem, organização de um acervo de documentários de interesse etnográfico; organização de seminários e encontros; realização de cursos de formação audiovisual, assessorias a projetos e cursos; produção de vídeos etnográficos, através do Laboratório de Edição NAI/PPCIS.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

1º CINECLUBE DO NAI


Será dada a partida para o I Cineclube do NAI dia 03 de Novembro - Quarta Feira as 17 horas. Exibiremos o filme L.A.P.A., direção de Emílio Domingos e Cavi Borges.

L.A.P.A é um filme que mergulha sem filtros no universo do hip hop carioca. Mas sua jornada vai além das rimas dos MCs e traz para aos espectadores o cotidiano de quem busca sobreviver no nosso país através da música. O documentário constrói a narrativa através da trajetória de vida de alguns dos personagens onde cada história pessoal cruza com a história do rap e do bairro. L.A.P.A é o nome do bairro, o refrão dos MCs e o filme que define um espaço e um momento da cultura carioca.

Com Menção Honrosa na 12ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico e Prêmio Melhor Filme eleito pelo Jurí Popular no Festival Camera Mundo 2008, em Rotterdam, L.A.P.A consagrou-se como um importante documento sobre a atual cena do rap carioca.

Após a sessão debate com o diretor Emílio Domingos (documentarista, cientista social e pesquisador associado ao NAI).

Local: Auditório auditório do PPGCS - sala 9043F - 9º Andar - uerj Campus Maracanã

Um comentário: