APRESENTAÇAO

O Núcleo de Antropologia e Imagem (NAI), foi criado na UERJ, em 1994, no âmbito da Oficina de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais do Departamento de Ciências Sociais, sendo um núcleo associado a pós-graduação PPCIS. Trata-se de um núcleo dedicado a pesquisar e difundir as novas linguagens no campo dos registros etnográficos, com ênfase na linguagem audiovisual. É coordenado por Patrícia Monte-Mór

Este trabalho vem se desenvolvendo, nos últimos anos, a partir de diversas frentes: organização e publicação da revista Cadernos de Antropologia e Imagem, organização de um acervo de documentários de interesse etnográfico; organização de seminários e encontros; realização de cursos de formação audiovisual, assessorias a projetos e cursos; produção de vídeos etnográficos, através do Laboratório de Edição NAI/PPCIS.


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

As novidades do NAI em 2010

Retomamos o Blog do NAI, depois de um ano fora do ar. Agora é prá valer! Vamos apresentar aqui as novidades de 2010, os projetos, a equipe, as novas perspectivas deste Núcleo pioneiro no campo da Antropologia Visual. Estamos também no Facebook, bastante ativos, sempre com as principais novidades do campo (acervo de fotos, links de filmes etc.)

Temos agora a colaboração direta de Isis Martins, doutoranda do PPGAS/Museu Nacional, ex-aluna da UERJ e pesquisadora associada do NAI. Está assessorando a coordenação do Núcleo, levando a frente alguns projetos e atividades. Dentre eles, o tão sonhado Grupo de Estudos, que já reune alunos da UERJ, do Museu Nacional e promete novos participantes. O grupo já se reuniu em setembro e planeja encontrar-se quinzenalmente, com a minha colaboração na orientação dos textos e em alguns encontros.


Novos filmes chegaram para o acervo do NAI: raridades, clássicos, lançamentos. Venha conferir. Estão disponíveis para consulta e pesquisa. Vamos, aos poucos, comentá-los aqui. Novos filmes também estão sendo editados no Laboratório de Edição NAI/PPCIS, dentro do Projeto Turismo na Ilha Grande: Manifestações e imagens, coordenado por Rosane Prado (NAI/PPCIS/FAPERJ).


Nosso Núcleo também ganhou um up grade nos equipamentos, com nova Ilha de Edição, duas câmeras e assessórios, dentro do mesmo Projeto Faperj. Melhores condições de trabalho e pesquisa para nossos alunos e colaboradores.

Queremos dar Boas vindas aos novos estagiários. Equipe renovada, buscando maior dinâmica dos trabalhos do NAI. Vamos conhecê-los também aqui nesse espaço.


Cadernos de Antropologia e Imagem também terá novidades em breve. Enfim, estamos retomando a comunicação.Temos muito trabalho pela frente!